O que é um lançamento no marketing digital?
O que é um Lançamento de Produto Digital?
O lançamento de produtos digitais é uma metodologia de marketing que tem como objetivo gerar grandes fluxos de receita em um curto espaço de tempo.
É um evento com data, hora e limite de vendas ou tempo, que costuma acontecer de 1 a 2 vezes por ano, com dia certo para a abertura e fechamento do seu checkout.
O lançamento de produtos é uma modalidade de vendas mais agressiva, que tem como objetivo promover a compra por impulso em um curto espaço de tempo utilizando o recurso da escassez.
Porém, para que isso dê certo, é preciso muito trabalho antes da sua execução. Para que um lançamento funcione perfeitamente, a antecipação é um princípio fundamental.
Nesse período de pré-lançamento é preciso gerar as leads e prepará-las para a compra do seu produto com meses ou dias de antecedência da abertura do carrinho.
É preciso gerar ansiedade, exclusividade e um senso de escassez irresistível para fazer as vendas fluírem nesse período. Após isso, as vendas são fechadas e só se abrem em outra oportunidade.
Com prazos que costumam ser de uma semana ou menos, esse método usa e abusa de gatilhos mentais para impulsionar os interessados a realizarem a compra, já que a próxima oportunidade virá dali 6 meses ou 1 ano.
Nesse período, muitos produtores colhem os feedbacks daqueles que compraram seu produto e buscam aprimorá-lo para o próximo lançamento.
Para que serve o Lançamento de Produto Digital?
Como o carrinho fica aberto apenas por um pequeno período, seus clientes têm a sensação de que, se não fizerem a compra naquele momento, perderão uma oportunidade, o que tem uma grande influência no comportamento de compra das pessoas.
Nessa estratégia, você cria uma oportunidade para as pessoas comprarem em um curto espaço de tempo, o que pode resultar em muitas compras por impulso e um boom de vendas que não é comum no funil perpétuo.
Devido ao recurso da escassez, lançamentos estimulam o emocional do público, o que é um ótimo recurso quando o assunto é conversão.
As pessoas criam expectativas e necessidades ao ver esse tipo de abordagem, pois sabem que aquele produto não estará disponível a todo momento.
Quando usar o Lançamento de Produto Digital?
Ter um modelo de negócio baseado exclusivamente em lançamentos de produtos, pode ser bem arriscado. Afinal, se o seu negócio depender apenas dessas ações para sobreviver, sem nenhuma outra fonte de renda, de onde virá o dinheiro necessário para construir lançamentos lucrativos?
Essa estratégia pode até ser importante dentro do seu plano de negócios, mas apenas ela não é suficiente para garantir a sua sobrevivência no mercado.
Alguns processos como o levantamento de leads, tráfego, estudos de público, elaboração de páginas e muitos outros, são essenciais para obter bons resultados e não costumam ser baratos.
Ainda mais para lançamentos, que precisam do máximo de alcance e conversão possíveis para justificar todo o trabalho e dinheiro investido.
Por isso, é importante lembrar que o lançamento é na verdade um método de vendas e não exatamente de negócio, pois basear seu empreendimento somente nessa modalidade é um risco bem alto, já que o fluxo de receita acontece em momentos isolados.
Porém, o importante mesmo é que, na hora de definir qual será a sua estratégia, você pense bem sobre como os seus ganhos serão distribuídos ao longo do ano. Lembre-se que em um lançamento, você consegue obter um retorno maior em um período menor de tempo, mas deve administrar bem essa quantia para a próxima ação. Enquanto na modalidade de vendas no perpétuo, esse ganho total estará diluído e também merece atenção.
O retorno ao final de um ano pode ser o mesmo nas duas estratégias. Hoje, no mercado digital, não é possível garantir que uma estratégia gere mais receita que outra. Há muitos fatores que influenciam os seus resultados, e essa escolha vai depender de qual você acha que melhor se encaixa para o seu negócio digital e de como você pretende administrá-lo.
Mas, se uma coisa é determinante no sucesso do seu negócio online, ela é o seu conhecimento sobre marketing digital. Somente com ele você poderá extrair o máximo de cada uma dessas estratégias. Seja para alcançar grandes picos de lucros com lançamentos ou realizar vendas todos os dias.